quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

METABOLISMO AERÓBICO DE CARBOIDRATOS

METABOLISMO AERÓBICO:
          Durante exercícios leves a moderados, existe quantidade suficiente de oxigênio disponível para oxidação de carboidratos e de gorduras, fornecendo uma quantidade energética suficiente para o trabalho muscular. É a intensidade e a duração do exercício que em última análise determina qual a fonte energética que será principalmente utilizada.
CARBOIDRATOS:
           Os carboidratos são considerados como a fonte energética mais eficiente já que requerem menos oxigênio para a sua oxidação quando comparados aos lipídeos e as proteínas.
          Eles exercem importantes funções, dentre elas a preservação da proteína, já que quando a quantidade de carboidratos ingerida é insuficiente, a proteína pode ser utilizada como fonte energética. O uso da proteína como fonte energética não é desejável já que sua principal função está relacionada com o crescimento, a manutenção e o reparo de tecidos e não ao fornecimento energético.
          Portanto quantidades adequadas de carboidratos poupam as proteínas de serem utilizadas como substrato energético e este aspecto é muito importante durante o exercício quando a demanda de energia e de proteínas pode estar aumentada. Deve-se ter muito cuidado na prescrição dietética para que o atendimento das necessidades energéticas seja atingido e principalmente dos carboidratos, que devem contribuir com 60% do valor energético total da dieta. Da quantidade total de carboidratos consumidos, apenas 10% devem ser oriundos de açúcares simples, pelo fato de apresentarem menor densidade nutricional. Deve-se optar por alimentos ricos em carboidratos complexos já que apresentam outros nutrientes associados, como os cereais, as leguminosas e alguns vegetais ( por exemplo as batatas).
METABOLISMO AEROBICO X METABOLISMO ANAERÓBICO
1) O Metabolismo aeróbico dos carboidratos é a queima da glicose (Unidade formadora de carboidratos mais comum) na presença de Oxigênio, produzindo CO2 e H2O e bastante energia em forma de ATP segundo a reação:

C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + 38ATP

2) O Metabolismo anaeróbico dos carboidratos é a queima da glicose (Unidade formadora de carboidratos mais comum) na ausência de Oxigênio, produzindo ácido láctico e pouca energia em forma de ATP, segundo a reação:

C6H12O6 → Ácido Láctico + 2ATP

Obs.: A diferença entre metabolismo aeróbio e anaróbio, de um modo geral, é que um ocorre na presença e o outro na ausência do oxigênio, respectivamente.
 

A EFICIÊNCIA DO EXERCIO FÍSICO NO METABOLISMO






Um treinamento aeróbico (uso do oxigênio) eficaz para perda de gorduras ou melhora do condicionamento cardiovascular é aquele realizado em períodos longos (por mais de 30 minutos) e com a respiração aumentada e confortável durante toda a atividade. Exercícios realizados com F.C. acima de 85% da máxima possuem intensidade que dificilmente permitem ao organismo criar um equilíbrio metabólico: você pode constatar isto através da sua respiração que provavelmente ficará ofegante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário